O que é?

A psicoterapia engloba um conjunto de técnicas e intervenções psicológicas que busca melhorar a qualidade de vida do indivíduo e de suas relações interpessoais, estimulando a reflexão e o crescimento a partir do qual será possível obter um saldo positivo das situações negativas da vida.

Quem precisa de acompanhamento?

O acompanhamento psicológico pode ser útil para uma grande variedade de pessoas vivendo as mais diversas histórias. A maior parte de nós funciona bem ou muito bem em algumas áreas mas também possui fragilidades e limitações em outras, de forma que quase todos podemos fazer algo não só no sentido de nos aperfeiçoarmos mas, sobretudo, no sentido de conseguirmos um maior bem-estar diante de um crescente número de desafios.

Quando buscar auxílio?

Temos a tendência de procurar ajuda em momentos de crise, quando já estamos muito afetados em aspectos emocionais, comportamentais ou interpessoais. Contudo, algumas vezes esse movimento pode ser antecipado se alguns sinais que mostram que algo pode não estar bem forem observados, tais como:

O que esperar da psicoterapia?

O processo terapêutico, de modo geral, promove o autoconhecimento e o aumento da quantidade de estratégias às quais um indivíduo poderá recorrer para lidar com o mundo. O objetivo deste processo será não só eliminar ou reduzir os sintomas que o levaram, inicialmente, a buscar ajuda, mas também aumentar o seu conforto pessoal e no ambiente em que vive. Em outras palavras, o acompanhamento psicológico auxilia o indivíduo a chegar o mais próximo possível do melhor que ele pode ser e sentir.

Prefiro resolver os meus problemas sozinho...

É comum acreditar que melhorar, em qualquer sentido, seja tão somente uma questão de força de vontade. Isto é verdade quando já temos as respostas de que precisamos, restando então o desafio de colocá-las em prática. Porém, nos outros casos, persistir na ideia da força de vontade seria como tentar sair de um quarto escuro atirando-se contra a parede com cada vez mais força. O trabalho da psicoterapia é nos ajudar a acender a luz, localizar a porta e então sair através dela.

Mas tenho família e amigos que podem me ajudar.

Neste caso, tanto melhor! Contar com uma boa rede de pessoas que podem oferecer apoio facilita e acelera qualquer processo. Além disso, é importante dizer que o profissional não é um substituto para os amigos e familiares, e sim um elemento adicional que dispõe de conhecimentos e técnicas que permitirão abordar a questão de forma mais eficaz e que, por não estar diretamente envolvido na situação, consegue adotar a visão do indivíduo com mais facilidade e se utilizar desta visão para iniciar a mudança.